top of page

Transforme sua casa com estilo: Tendências de interiores para reformar sua casa

Atualizado: 31 de jan. de 2023

Antes de trazer as tendências que julgo vir agora esse ano, devo ressaltar que a importância na escolha do design do seu lar não devem ser tendências. Diferente de roupa que usamos vez ou outra, uma casa é um investimento que é feito para permanecer da forma que foi projetada por anos, décadas até. Por esse motivo o primordial é que o estilo do seu lar seja um reflexo da sua identidade, da sua personalidade. Encontrar isso é um trabalho que deve ser feito em conjunto com seu arquiteto. Ele irá buscar te ajudar nessa escolha. Bom, aqui vai. Boa leitura.


Curvas e linhas mais orgânicas

Penthouse por P.M.A.A - foto José Hevia

Já tem mais de ano que sinto uma crescente força voltando aos elementos curvos, ainda mais a partir do segundo semestre de 2022. Elementos retos estão abrindo caminho para a volta de arcos e curvas. Esses elementos curvos estão tomando lugar em todos os designs mais usados de hoje em dia. O minimalista, o industrial, rustico, tropical, em ambientes pequenos ou grandes. As curvas estão ganhando espaço.

Floricultura ARKA por Maly Krasota - foto por Dmitriy Sergienko

Podemos ver essa volta de tendências às linhas curvas não só em elementos arquitetônicos, mas também no mobiliário.

O que percebo é existe um cansaço do padrão. Linhas retas retomam à explorar ao máximo o uso de cada centímetro quadrado do imóvel, à produção em massa e execução mais simples e barata das peças. A busca dessas linhas curvas é também a busca de personalidade individual, uma quebra do padrão, o exclusivo, não só a retomada de antigos arcos tão usados na antiguidade ou as curvas.

Restaurante Samma por Grupo YOD - foto por Andrey Bezuglov

Não acho que essa retomada das curvas seja uma busca pelo imponente da arquitetura antiga, até porque a imponência dessa arquitetura não está apenas nas curvas mas também na escala.


Design Biofílico

Café Harlan+Holden Glasshouse por GamFratesi

O design biofílico ele está além de uma tendência, ele é uma retomada à nossas origens que a industrialização tanto nos afastou, mas a urgência pelo nosso bem estar e saúde está trazendo de volta. Está além de saber cuidar ou não de uma planta, está no conforto térmico, acústico, visual e em tantas outras melhoras diretas que traz incorporar a natureza para dentro de casa e do trabalho.


Restaurante Nome por BIG - foto por Hasmus Hjortshoj

Entenda que o design biofílico não é só colocar plantas dentro de casa, se assim fosse nossos avós seriam grandes mestres nessa arte. O design biofílico é trazer para mais perto elementos da natureza. Criar aberturas maiores com portas ou janelas para incluir a vista com o jardim ou o morro, trazer tons de marrom e verde para as paredes e móveis. A madeira natural e a pedra natural também em uso. Explorar ao máximo o uso da iluminação natural. Isso é design biofílico.


Banheiro do hotel Beyond Bungalows

O design biofílico não se caracteriza pelo excessivo uso de elementos naturais, mas ele retoma a importância dessa proximidade que devemos ter com a natureza.


Valorização do mobiliário e integração de ambientes

Com o constante crescimento das cidades, o espaço por m² livre para construção fica mais raro, e também mais caro. Reflexo disso estão em imóveis menores e para poder encaixar o valor de venda no bolso do cidadão de classe média.

Isso já vem acontecendo há anos, mas em ação contrária das construtoras, os proprietários dos imóveis reformam buscando ambientes amplos, sendo somente possível com a integração.

Esse movimento também entrou em prática com imóveis não tão pequenos assim, muito por conta do novo estilo de vida da nossa geração. Convidar amigos e familiares e manter todos unidos em "um ambiente só".

Imóveis menores precisam do aproveitamento máximo de cada centímetro quadrado e o esforço em valorizar cada pedacinho fez crescer também a valorização da escolha dos móveis, assim como os eletrodomésticos. Conforto e funcionalidade não são o bastante. Cada vez mais cada peça receberá mais e mais exigência em ser linda, super funcional, prática e, claro, residente o suficiente para durar muitos anos.







0 visualização0 comentário

Comentários


bottom of page