top of page

Maximize o espaço na sua casa: Dicas de design inteligente para reformas em espaços pequenos

Atualizado: 31 de jan. de 2023

As dicas mais cruciais para poder morar bem hoje em dia nas grandes cidades. Com imóveis cada vez mais caros e extremamente menores que aqueles que nossos pais puderam morar na nossa idade, a exigência de soluções funcionais e criativas tem dominado o mercado.

Vou apontar aqui algumas dicas para fazer aquele upgrade no seu pequeno imóvel. Vamos lá!


Casa de Salto por Revinci Arquitetura e Construção

Integração entre ambientes é uma obrigação em imóveis pequenos


Ninguém gosta de receber visitas e não poder receber bem. Em pequenos apartamentos isso é uma condição complicada sem uma reforma.


Apartamento de 80m² por Triartarquitetura

Mesmo que seja importante para o ambiente ficar fechado, pode-se buscar soluções inteligentes para que se crie integração para os dias em que houver visita, como a solução feita acima.


Fuja de excessos, para espaços pequenos o essencial é tudo que se deve ter.


É fácil pecar com excessos quando pouco já é demais. Em espaços pequenos criar poluição visual basta se descuidar. Prateleiras são bem vindas quando não cheias de coisas, móveis são bem vindos quando não atrapalham a circulação.

Apartamento de 20m² - foto por Matheus Kaplun

Iluminação bem feita e uso inteligente das cores é essencial


Tudo bem termos um apartamento pequeno e com pouca iluminação natural, mas ter um apartamento sem iluminação natural, escuro e com escolhas ruins de iluminação é prejudicial não só para o seu conforto mas como para sua saúde.


Apartamento de 30m² por Aline Cangussú

A iluminação que dita a regra, que destaque ou esconde, que traz conforto e nos deixa relaxados ou nos alerta e nos deixa atentos. E junto com a boa iluminação está a boa escolha das cores que, assim como a luz, ela pode ampliar ou estreitar ambientes. Tudo isso é muito bem controlado na mente de bons arquitetos.

Multifuncionalidade e praticidade serão bem vindos


Sofás cama, cadeiras dobráveis, uso inteligente da marcenaria e até mesmo automação trará muito conforto para os menores apartamentos, até mesmo recebendo algumas visitas.
Apartamento de 34m² por Studio 92 - foto por Mariana Orsi

Num mesmo espaço estão lavanderia, office, cozinha, sala de jantar e de estar e todas elas em completa harmonia funcional e estética. Sem espaços estrangulados, sem poluição visual, cheio de personalidade e ainda assim super convidativo para receber visitas. Sem contar que tudo isso com uma solução de baixo custo.

Claro que para que isso funcione pra você é necessário abrir mão do que não é essencial. Nunca chegará numa solução como essa se for prioritário colocar muito armário para que se possa guardar uma infinidade de coisas que comprou ao longo dos anos. Pense em uma solução mais prática para tudo o que não se encaixa no seu dia a dia. Itens de uso eventuais precisarão ser mínimos.


Abrace as novas tecnologias


Se existe algo bom em morar em apartamentos pequenos é que temos uma manutenção baixa e não há muitos móveis ou peças de decoração para comprar. Assim podemos focar mais no nosso desenvolvimento profissional, social e familiar.

Enquanto em casa você pode muito bem optar por ter um robô para passar vassoura e pano no seu chão, ter inteligência artificial para controlar a luz, o som e as cortinas de casa, ter uma fechadura digital para controlar o acesso, assim como câmeras para ter certeza que tudo está bem enquanto estamos fora.

Todas essas soluções não impactam na estética de casa, mas influenciam em muito no conforto do nosso dia a dia.

1 visualização0 comentário

Commenti


bottom of page